UEPB - Repositório Digital

Atendimento escolar especializado, literatura e contação de história: refletindo a prática pedagógica em uma escola do município de Monteiro - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Xavier, Marisa dos Anjos Silva
dc.date.accessioned 2018-06-25T21:05:53Z
dc.date.available 2018-06-25T21:05:53Z
dc.date.issued 2018-06-21
dc.identifier.issn CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16880
dc.description XAVIER, M. A. S. Atendimento escolar especializado, literatura e contação de história: refletindo a prática pedagógica em uma escola do município de Monteiro - PB. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por finalidade refletir sobre a prática de leitura literária, contação de histórias e suas contribuições para o processo de sociabilização e aprendizado, em especial do educando com Deficiência Intelectual (DI), em sala de aula. Foram observadas aulas de língua portuguesa, dando destaque aquelas onde a literatura é abordada. Também acompanhamos alguns atendimentos na sala do AEE (Atendimentos Escolar Especializado) e realizamos entrevistas com os docentes das turmas aqui mencionadas. Diante das análises teóricas é possível refletir que a prática da leitura literária e contação de histórias contribui para a formação e desenvolvimento intelectual do educando com DI. Mediante as informações coletadas conclui-se que o ensino de literatura, através de leitura e contação de história não é uma prática pedagógica consistente e cotidiana na realidade estudada, especialmente no ensino destinado aos alunos com DI. Entre os motivos apresentados pelos educadores, destacamos a defasagem na formação acadêmica, bem como a superlotação nas salas de aula, o que segundo eles, desfavorece o processo de socialização e aprendizagem. Pretendemos que este trabalho venha contribuir, não só no debate acadêmico, mas também para ampliação de práticas de leitura de textos literários. Acreditamos que a partir da dessa prática seja possível enriquecer as aulas, ampliar horizontes e as expectativas dos alunos, dando-lhes maior oportunidade de crescimento psicossocialmente. pt_BR
dc.description.sponsorship Christina Gladys de Mingareli Nogueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado (AEE) pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.title Atendimento escolar especializado, literatura e contação de história: refletindo a prática pedagógica em uma escola do município de Monteiro - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta