Resumo:
O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar o personagem de Cervantes, Don Quijote através de suas ações na obra El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha, como referência de atuação imprescindível e fundamental para refletir-se sobre a atuação do indivíduo na sociedade pelos âmbitos teatral e educacional, bem como demonstrar que o texto cervantino defende ideais “defendidos” até hoje, além de evidenciar o lugar do leitor como fundamental, o que permite desdobrar novas relações com o fazer teatro proposto por Boal e com o atuar na educação proposta por Freire, ademais de demonstrar a ideia principal que norteia estes três âmbitos e o ponto de aproximação entre os mesmos. Quanto ao embasamento teórico principal para o estudo, se pautará na concepção de Teatro do Oprimido de Augusto Boal presente nas obras: A estética do Oprimido (2009), e O arco íris do desejo: o método Boal de teatro e terapia (1996) e na proposta de Educação Libertadora de Paulo Freire, abordada em seus livros: Pedagogia da autonomia (2013), e Pedagogia do oprimido (1987). Como consideração final, pôde-se perceber que os âmbitos aqui tratados como indissociáveis para a formação humana proporcionam ao ser humano a sua própria compreensão como ser que atua, altera as relações humanas e modifica o mundo, bem como Quijote.
Descrição:
SILVA, A. C. B. A obra cervantina como precursora de novas perspectivas educacionais: um diálogo entre literatura, teatro e educação . 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]