dc.contributor.author |
Silva, Amanda Carolline Barnabé da |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-25T21:10:54Z |
|
dc.date.available |
2018-06-25T21:10:54Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-20 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 801.959 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16882 |
|
dc.description |
SILVA, A. C. B. A obra cervantina como precursora de novas perspectivas educacionais: um diálogo entre literatura, teatro e educação . 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar o personagem de Cervantes, Don Quijote através de suas ações na obra El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha, como referência de atuação imprescindível e fundamental para refletir-se sobre a atuação do indivíduo na sociedade pelos âmbitos teatral e educacional, bem como demonstrar que o texto cervantino defende ideais “defendidos” até hoje, além de evidenciar o lugar do leitor como fundamental, o que permite desdobrar novas relações com o fazer teatro proposto por Boal e com o atuar na educação proposta por Freire, ademais de demonstrar a ideia principal que norteia estes três âmbitos e o ponto de aproximação entre os mesmos. Quanto ao embasamento teórico principal para o estudo, se pautará na concepção de Teatro do Oprimido de Augusto Boal presente nas obras: A estética do Oprimido (2009), e O arco íris do desejo: o método Boal de teatro e terapia (1996) e na proposta de Educação Libertadora de Paulo Freire, abordada em seus livros: Pedagogia da autonomia (2013), e Pedagogia do oprimido (1987). Como consideração final, pôde-se perceber que os âmbitos aqui tratados como indissociáveis para a formação humana proporcionam ao ser humano a sua própria compreensão como ser que atua, altera as relações humanas e modifica o mundo, bem como Quijote. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Cristiane Agnes Stolet
Correia |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Libertadora |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (Novela) |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro do Oprimido |
pt_BR |
dc.subject |
Augusto Boal |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Libertadora |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.title |
A obra cervantina como precursora de novas perspectivas educacionais: um diálogo entre literatura, teatro e educação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |