Resumo:
O presente trabalho objetiva investigar quais discursos sobre a imagem da mulher, estão perpassados nos anúncios de produtos de limpeza, para tal utilizamos os pressupostos da Análise do Discurso, para dar-nos suporte teórico escolhemos: Orlandi (2007), Fernandes (2005) e Pêcheux (2008). Optamos pela referida perspectiva teórica por considerarmos o texto como elemento arraigado no social, que representa e reflete o contexto no qual está situado histórico e ideologicamente. Para isso selecionamos 10 anúncios de produtos de limpeza da marca Omo para gerar uma estatística sobre quantos anúncios utilizam a figura feminina como doméstica e mãe, diante disso elegemos 5 para realizarmos nossa pesquisa, da qual constatamos que os anúncios das décadas de 50, 60, 70 e 80 refletem a mulher como “mãe de família,” “doméstica” e “dona de casa”, por outro lado, a década de 90 trata a figura feminina como individuo social.
Descrição:
SILVA, I. C. O. O discurso sobre a mulher nos anúncios de produtos de limpeza da marca Omo entre as décadas de 1950 e 1990. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]