Resumo:
O objetivo deste trabalho é relatar minhas experiências lecionando como extensionista da natação infantil no programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer no Departamento de Educação Física, com crianças com idades entre 7 e 14 anos, expor os avanços dos alunos nas aulas, descrever sobre a natação para crianças e apontar a relevância da experiência para minha formação como futuro professor de Educação Física. O relato busca mostrar os trabalhos feitos nas aulas com crianças que residem em comunidades circunvizinhas à UEPB e apresentar, de forma sucinta, o histórico da nataçã o, os benefícios, natação para crianças e também apresentar o trabalho realizado pelo Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer no Departamento de Educação Física – Escolinha do DEF com essas crianças. No progredir das aulas os alunos não apenas desenvolveram melhor o funcionamento motor e técnico da natação, como também aspectos sócio-cognitivos. O trabalho como extensionista proporcionou à minha vida profissional a incrível oportunidade de saber como trabalha um professor de Educação Física, a chance de ensinar uma atividade na qual não imaginava que pudesse ter êxito, desenvolver aulas e adquirir um crescimento no conhecimento como acadêmico. No âmbito pessoal tive o privilégio de conhecer crianças de diferentes classes sociais e ter o respeito de pais e alunos como extensionista, e, a partir disso notar a importância do trabalho e o respeito para com os alunos. Portanto, concluo que esta experiência foi uma oportunidade de conquistar novos horizontes, uma chance de aprendizado na área profissional e pessoal como aluno em graduação em educação física.
Descrição:
PEREIRA, J. O. R. Ensino-aprendizagem na natação infantil a partir do Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, esporte e lazer no Departamento de Educação Física. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.