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A cada dia que se passa as crianças usam o seu tempo em frente á tv’s, computadores, vídeo games e celulares, passando maior parte do seu tempo ociosas, tomando o lugar do movimento, da comunicação e do brincar da vida das mesmas. A Atividade física é essencial para o desenvolvimento mental, cognitivo, afetivo e motor da criança; a natação é uma atividade física impar para a criança experimentar de forma mais natural e espontânea, uma motricidade aquática dinâmica e essencial para uma boa evolução em seu desenvolvimento; proporcionando fortalecimento muscular, desenvolvimento da lateralidade, equilíbrio, orientação espacial, e coordenação motora (SILVA, 2012). Com a diversidade de atividades realizadas na agua, estimula na criança a capacidade de atuar e criar, explorando o espaço a sua volta e o seu corpo; aumento da expressão corporal e linguística; a socialização com outras crianças e pessoas e a auto-confiança, além de aumentar a capacidade cardiovascular e pulmonar, melhora no sono e na alimentação, e proporciona um aumento no gasto calórico. Para Velasco (1994) “o professor deve ter uma boa relação com seu aluno, trabalhar de forma lúdica e utilizar uma pedagogia que atenda as necessidades do aluno”. Este trabalho acadêmico em forma de relato, tem o objetivo de descrever a vivência da acadêmica como profissional de educação física na área de natação infantil, discutir a importância da prática da modalidade no desenvolvimento global de uma criança, os benéficos adquiridos pelos praticantes, e descrever a metodologia de ensino utilizadas durante as aulas de natação. |
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