Resumo:
A educação física é uma disciplina escolar que possui diversos conteúdos entre eles destacam-se: os Esportes, Jogos, Lutas e Ginásticas. Visto isto, o professor de educação física deve dividir esses conteúdos de maneira dinâmica e subsequêncial a fim de aprimorar a absorção do conteúdo, tornando a aula mais prazerosa aos alunos, sendo elaborada de maneira lúdica onde o aluno sente vontade própria de participar das aulas, por intermédio dos jogos e brincadeiras, essa pratica pode ser feita a partir da pré- escola. Assim, o presente relato faz-se necessário do uso do conteúdo Jogos, para a produção do conhecimento, no processo ensino-aprendizagem, onde esse conceito de Jogos tem como finalidade a construção do conhecimento critico de mundo e o desenvolvimento motor primário, bem como possibilita a criança de participar de atividades culturais, respeitando a individualidade de cada um e suas especialidades, aumentando ainda mais sua cultura corpórea. Sendo assim, o objetivo principal é desenvolver atividades lúdicas em um turno diferente do horário escolar, possibilitando um crescimento critico e motor adequado para cada um, ou seja, fazer a criança entender o jogo e resgatar a brincadeiras que estão ficando esquecidas ao longo do tempo, devido à criminalidade e a urbanização exacerbada, tal fator está dificultando a pratica ao ar livre, causando assim um esquecimento dos jogos urbanos para as crianças, trazendo esse conteúdo para a escola cria um mundo de possibilidades para os alunos da Casa da Criança Dr. João Moura, PRÉ II. O Jogo educa, brinca, diverti, transforma, promove saúde, educação, desenvolvimento motor e psicológico.
Descrição:
COSTA, B. D. de B. Um resgate dos jogos populares e cooperativos no espaço pré-escolar na casa da criança Dr. João Moura. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.