Resumo:
De acordo com Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998) a educação infantil é classificada como a primeira fase do ensino básico que tem como propósito o desenvolvimento integral da criança, e é dever do Estado, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), proporcionar essa educação infantil de 0 a 6 anos, em creches e pré-escolas. Este artigo tem como objetivo identificar que aspectos indicam a necessidade do professor de Educação Física na creche e pré-escola, a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Foram estabelecidos três critérios para pesquisa, definição dos periódicos que seriam as bases de dados da pesquisa, delimitação da busca (artigos na área da Educação Física infantil) e o período da pesquisa, artigos de 2012 até 2017, totalizando 10 artigos para análise. O professor de Educação Física intervém diretamente no processo de aprendizagem do aluno, media a relação dele com os objetos do mundo, oportuniza diferentes vivencias corporais, através da cultura corporal, tornando a criança protagonista do meio em que vive, por meio da brincadeira ela aprende sobre as regras sociais, preparando-a de forma indireta para o convívio em sociedade.
Descrição:
TORRES, K. C. Educação Física na Educação Infantil: Uma análise bibliográfica (2012-2017). 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.