UEPB - Repositório Digital

Estágio Supervisionado III na Educação de Jovens e Adultos: Aplicando a teoria do pentáculo do bem estar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Elias Batista da
dc.date.accessioned 2018-07-03T17:44:40Z
dc.date.available 2018-07-03T17:44:40Z
dc.date.issued 2018-06-17
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16953
dc.description SILVA, E. B. da. Estágio Supervisionado III na Educação de Jovens e Adultos: Aplicando a teoria do pentáculo do bem estar. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada no estágio supervisionado III, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no curso de licenciatura em educação física. O estágio ocorreu na escola municipal de ensino fundamental Félix Araújo, localizada na rua: Otacílio Nepomuceno s/n, no bairro do catolé na cidade de Campina Grande- PB. O planejamento das aulas foram realizados nas quintas feiras das 7h00 às 9h00, no Departamento de Educação Física (DEF), as aulas eram vivenciadas no campo de estágio nas terças feiras no período de 19h00 ás 20h30min, com duas turmas da educação de jovens e adultos (EJA). O presente relato é de ênfase qualitativa e de cunho descritivo que Creswel (2007) afirma que: na pesquisa qualitativa a fonte direta de dados é o ambiente natural e o principal instrumento é o pesquisador e os dados obtidos são descritivos. O tema escolhido para ser trabalhado com as turmas foi qualidade de vida, na qual o objetivo deste trabalho é observar que estilo de vida aquelas pessoas estavam levando, e quais atividades poderiam ser aplicadas para haver uma conscientização dos maus hábitos e condicioná-los a uma mudança no estilo de vida, o embasamento teórico está pautado principalmente na contribuição de Markus Vinícius Nahas e o trabalho realizado foi em cima do pentácuno do bem estar, onde o autor supracitado indica cinco pilares essências para se obter uma boa qualidade de vida: nutrição, relacionamento, saudável, comportamento preventivo, atividade física, stress. Percebeu-se através dos resultados aplicados a satisfação dos alunos e de nós estagiários que ficamos realizados em conseguir conscientizar uma maioria dos estudantes que consequentemente mudaram hábitos do dia-dia prejudiciais à saúde. Sem dúvidas foi de grande importância para a formação docente acadêmica vivenciar uma experiência nova, e que ao final do período de estágio ficou o sentimento de realização em mais uma etapa cumprida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.title Estágio Supervisionado III na Educação de Jovens e Adultos: Aplicando a teoria do pentáculo do bem estar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta