Resumo:
A participação da família na escola é fundamental para o exercício do trabalho docente, sobretudo no que se refere à aprendizagem da criança. Este estudo traz uma discussão sobre a relação entre a família e a escola, a partir do olhar de docentes dos anos iniciais. Seu objetivo principal foi o de analisar a relação entre a família e a escola, na percepção de docentes dos anos iniciais, e suas implicações na aprendizagem dos educandos. Para fundamentar a pesquisa, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de estudiosos como Picanço (2012), Reis (2008), Scott (2012), Dessen e Polonia (2007), Fevorini (2009) e Alarcão (2011). O trabalho se situa no campo dos estudos sobre educação e desenvolvimento humano e reflete sobre a prática docente e os enfrentamentos cotidianos de acordo com a ausência/presença da família na escola para acompanhar a vivência escolar dos filhos. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos sujeitos participantes foram professoras dos anos iniciais de uma escola pública na cidade de Cabaceiras – PB. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos documentos oficiais e questionário para registrar o posicionamento das docentes. A partir de suas respostas e da teoria estudada, foi possível apreender o quanto a relação entre a família e a escola é relevante na formação humana e o quanto essa aproximação pode influenciar na aprendizagem e no desenvolvimento dos educandos.
Descrição:
MARACAJÁ, J. R. Percepção de professoras sobre a relação família-escola: um estudo de caso na cidade de Cabaceiras - PB. 2018. 46f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.