UEPB - Repositório Digital

Práticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionista

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Firmino, Eduardo de Souza
dc.date.accessioned 2013-08-23T15:02:20Z
dc.date.available 2013-08-23T15:02:20Z
dc.date.issued 2013-08-23
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1704
dc.description FIRMINO, E. de S. Práticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionista. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract As abordagens acerca dos estudos da linguagem têm alcançado considerações significativas no que tangem às questões articuladas entre teoria e prática. Objetivamos, a partir das considerações teórico-práticas dessa pesquisa, colaborar com discussões que se correlacionam às práticas do letramento, principalmente na modalidade oral, onde observamos o fenômeno da Variação Linguística em sala de aula. Para tanto, buscamos referenciais teóricos de estudiosos que trabalham na perspectiva da Sociolinguística Interacionista em Sala de Aula e da linguagem, enquanto instrumento de poder e práticas discursivas como Bagno (2002), Bakhtin (1992), Bortoni-Ricardo (2004, 2005 e 2006), Gnerre (1998), Soares (2003), Kleiman (1995) e Koch (2004), todos mantendo uma estreita relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação. Observamos também que os fatores variacionistas presentes na análise da pesquisa são decorrentes de questões relativas ao desenvolvimento da leitura, como também das práticas de letramento impostas pelo ambiente escolar. Desse modo, para que nossa realidade educacional não seja considerada apenas como problemática no que diz respeito ao ensino e aprendizagem, fazse necessário que a variação da língua seja mais que um processo de mudanças, seja reconhecida como fenômeno capaz de corroborar para a aquisição da linguagem nos mais variados contextos de fala. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Paulo Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguística – variação pt_BR
dc.subject Leitura - ensino pt_BR
dc.subject Escrita - ensino pt_BR
dc.title Práticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionista pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta