Resumo:
Neste trabalho apresentaremos uma problematização de como a filosofia tem sido ensinada e como, segundo os teóricos aqui citados, ela deveria está sendo apresentada aos alunos do ensino médio. Mostraremos parte da história Do ensino da filosofia no país, sendo que ela teve um caminho de altos e baixos e idas e vindas ao ensino público no Brasil. O ensino de filosofia no Brasil teve sua fragilidade fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1946, pois ela já compreendia a disciplina de filosofia como de pouca importância, e com o passar dos anos deixou de ser obrigatória nos vestibulares e na grade curricular. Analisaremos também o debate histórico entre as opiniões de Kant e Hegel de como deveria ser o ensino de filosofia, pois para eles em suas perspectivas filosóficas, este ensino requer um cuidado a mais pelo teor nele contido. Argumentaremos a favor da postura de como o professor filósofo deve portar-se frente às necessidades apresentadas com o recente retorno da filosofia às escolas públicas.
Descrição:
SILVA JÚNIOR, I. F. da. Filosofia no ensino médio: da filosofia ao filosofar. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.