Resumo:
Motivados pelos números cada vez mais baixos no âmbito das produções escritas
dos alunos, no que se refere a qualidade das suas produções textuais, fez-se
necessário um aprofundamento teórico e uma pesquisa prática. Nessa perspectiva,
objetivamos compreender e estabelecer relações entre o que os alunos sabem
sobre texto e, se o que sabem está contribuindo para o desenvolvimento das suas
competências discursivas ou não. Autores como Koch (2008, 2009), Marcuschi
(2008), Mussalin e Bentes (2005), Cagliari (2008), Geraldi (2004), Bagno (1999) e
Antunes (2009) deram suporte teórico para subsidiar as discussões que se pautaram
em torno da língua nas suas modalidades oral e escrita, da produção textual e
considerações sobre texto, para chegar à concepção de texto do aluno do Ensino
Médio. Assim, verificamos que os alunos têm contato com textos nas aulas de
Língua Portuguesa, são estimulados a produzir, leem, identificam os textos mais
produzidos no espaço escolar, estão fortemente ligados na organização das ideias
do que vão escrever e nas questões ortográficas e procuram, através do texto,
transmitir uma mensagem articulando um conjunto de palavras. No entanto, o
domínio discursivo da escola ainda não favorece um trabalho amplo com uma
diversidade de gêneros textuais socialmente engajados no dia a dia dos alunos.
Descrição:
SOUZA, K. G. de. O. O texto no ensino médio: que concepção trazem os
alunos. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.