UEPB - Repositório Digital

O texto no ensino médio: que concepção trazem os alunos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Karla Geane de Oliveira
dc.date.accessioned 2013-08-23T15:02:59Z
dc.date.available 2013-08-23T15:02:59Z
dc.date.issued 2013-08-23
dc.identifier.other CDD 371.302 81
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1709
dc.description SOUZA, K. G. de. O. O texto no ensino médio: que concepção trazem os alunos. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Motivados pelos números cada vez mais baixos no âmbito das produções escritas dos alunos, no que se refere a qualidade das suas produções textuais, fez-se necessário um aprofundamento teórico e uma pesquisa prática. Nessa perspectiva, objetivamos compreender e estabelecer relações entre o que os alunos sabem sobre texto e, se o que sabem está contribuindo para o desenvolvimento das suas competências discursivas ou não. Autores como Koch (2008, 2009), Marcuschi (2008), Mussalin e Bentes (2005), Cagliari (2008), Geraldi (2004), Bagno (1999) e Antunes (2009) deram suporte teórico para subsidiar as discussões que se pautaram em torno da língua nas suas modalidades oral e escrita, da produção textual e considerações sobre texto, para chegar à concepção de texto do aluno do Ensino Médio. Assim, verificamos que os alunos têm contato com textos nas aulas de Língua Portuguesa, são estimulados a produzir, leem, identificam os textos mais produzidos no espaço escolar, estão fortemente ligados na organização das ideias do que vão escrever e nas questões ortográficas e procuram, através do texto, transmitir uma mensagem articulando um conjunto de palavras. No entanto, o domínio discursivo da escola ainda não favorece um trabalho amplo com uma diversidade de gêneros textuais socialmente engajados no dia a dia dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Paulo Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title O texto no ensino médio: que concepção trazem os alunos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta