Resumo:
O estudo de finanças comportamentais ainda pouco desenvolvido na área de Ciências Contábeis envolve a psicologia cognitiva e tomadas de decisões relacionadas a aspectos financeiros. Neste contexto, esta pesquisa tem o objetivo de verificar o comportamento dos discentes de uma instituição de ensino superior pública, curso de ciências contábeis, em processo de formação profissional, experiência versus inexperiência, nas tomadas de decisões individuais. O estudo baseia-se nos estudos de Kahneman e Tversky, 1979, e Higgins, 2000. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e quantitativa quanto a sua abordagem, exploratório-descritivo com relação aos objetivos e ainda como estudo de caso, no que se refere aos meios de investigação. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que a perda (71,08%) é sentida mais do que o ganho (26,51%), em um ambiente onde 63,86% não possuem experiência na área financeira. Os sujeitos pesquisados com experiência profissional possuem um aspecto próximo aqueles sem experiência no que tange a tomadas de decisões, caracterizando um perfil pouco mais conservador com foco na prevenção, distinguindo-se apenas nas tomadas de decisões com surpresas de acréscimos no valor, no momento da compra a vista, onde os estudantes com experiência estão mais propícios à desistência enquanto os que não possuem experiência buscariam outra alternativa de compra, como o cartão de crédito.
Descrição:
SILVA, E. G. da. Tomadas de decisões: percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis de uma IES (pública) à luz das finanças comportamentais. 2018. 22f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]