Resumo:
Os estudos sociolinguísticos propiciaram o reconhecimento de que a língua é
variável, mas passível de sistematização. Com esse entendimento, os resultados
das pesquisas sobre variação passaram a ser utilizados no ensino, já que as
variações também se fazem presentes no ambiente escolar. Diante dessas
correlações, objetivamos estudar, neste trabalho, o processo de monotongação e
ditongação, tomando por base as pesquisas de Silva (2004) e Aquino (2004),
respectivamente, para assim fornecermos um suporte teórico para os estudos de
variação em sala de aula. Para tanto, apresentamos uma revisão da literatura acerca
das pesquisas sobre a Teoria da Variação que nos serviram de base, a exemplo de
Weinreich, Labov e Herzog (1968), Bortoni-Ricardo (2004) e Marcuschi (2008). Estes
estudos nos revelaram o grande valor das pesquisas sociolinguísticas e nos
possibilitaram propor estratégias para um ensino mais eficiente e pragmático.
Descrição:
NASCIMENTO, M. S. L. do. Processos de monotongação e ditongação:
suporte teórico para trabalhar a variação em sala de
aula. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.