dc.contributor.author |
Nascimento, Maria Selma Lima do |
|
dc.date.accessioned |
2013-08-23T15:03:09Z |
|
dc.date.available |
2013-08-23T15:03:09Z |
|
dc.date.issued |
2013-08-23 |
|
dc.identifier.other |
CDD 410 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1711 |
|
dc.description |
NASCIMENTO, M. S. L. do. Processos de monotongação e ditongação:
suporte teórico para trabalhar a variação em sala de
aula. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os estudos sociolinguísticos propiciaram o reconhecimento de que a língua é
variável, mas passível de sistematização. Com esse entendimento, os resultados
das pesquisas sobre variação passaram a ser utilizados no ensino, já que as
variações também se fazem presentes no ambiente escolar. Diante dessas
correlações, objetivamos estudar, neste trabalho, o processo de monotongação e
ditongação, tomando por base as pesquisas de Silva (2004) e Aquino (2004),
respectivamente, para assim fornecermos um suporte teórico para os estudos de
variação em sala de aula. Para tanto, apresentamos uma revisão da literatura acerca
das pesquisas sobre a Teoria da Variação que nos serviram de base, a exemplo de
Weinreich, Labov e Herzog (1968), Bortoni-Ricardo (2004) e Marcuschi (2008). Estes
estudos nos revelaram o grande valor das pesquisas sociolinguísticas e nos
possibilitaram propor estratégias para um ensino mais eficiente e pragmático. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Juliene Lopes Ribeiro
Pedrosa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Monotongação |
pt_BR |
dc.subject |
Ditongação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.title |
Processos de monotongação e ditongação: suporte teórico para trabalhar a variação em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |