Resumo:
O cenário de dinamicidade presente em sala de aula é um legítimo espaço na busca da conscientização de seus respectivos alunos dos riscos e consequências do uso das drogas através da socialização de informações; elemento fundamental no tocante ao enfrentamento dos problemas que cercam o universo da drogadição. Aos professores é imprescindível o seu preparo e sua consciência da potencialidade em dialogar de modo a exercer papel influenciador diante de seus alunos, e em especial, os adolescentes em sala de aula. É essencial a disposição por parte do Estado na busca pela existência de estruturas material e pedagógica que favoreçam a contribuição do ensino para a construção da cidadania no combate ao consumo de substâncias psicotrópicas por educandos do ensino básico público no Brasil. Este trabalho se propõe a discorrer dentro do campo teórico sobre a função transinstitucional da entidade escolar com suas práticas educativas para a segurança pública. A abordagem consiste na instrução crítica através de medidas dialógicas preventivas a fim de promover a emancipação intelectual dos adolescentes por intermédio do conhecimento distribuindo atribuições na promoção da ordem social no país. Apesar das instituições da Família e do Estado através da Educação e da Segurança Pública serem entidades as quais de forma direta podem moldar vertiginosamente a conduta dos indivíduos, a educação pode assumir o papel de força propulsora na transformação benéfica da sociedade com ampla capacidade de minimizar a sobrecarga na atuação da segurança pública em caráter policial quando houver falha de influência por parte da família no impedimento dos seus herdeiros ao ingresso na criminalidade. A formação de elos de discussões que facilitem a atuação direta dos agentes interlocutores no enfrentamento e prevenção da problemática que abrange o comércio e uso de entorpecentes potencializa a capacidade transinstitucional da educação para a segurança pública.
Descrição:
RIBEIRO, Emanuel Turíbio. Drogas nas escolas: uma discussão de segurança pública. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.