dc.contributor.author |
Carvalho, Fernando Barboza de |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-20T15:43:58Z |
|
dc.date.available |
2018-07-20T15:43:58Z |
|
dc.date.issued |
2014-04-30 |
|
dc.identifier.other |
345 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17364 |
|
dc.description |
CARVALHO, Fernando Barboza de. Embriaguez ao volante e o reflexo da “Lei Seca” nos acidentes de trânsito. 2013. 38f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar os reflexos trazidos pela elaboração das
políticas públicas das chamadas Leis Secas no trânsito brasileiro, para isso adotou-se a
metodologia da pesquisa bibliográfica, através do estudo de diversos trabalhos sobre o
tema em debate, promovendo uma análise pormenorizada do artigo 306 do Código de
Trânsito Brasileiro, que endureceu as penas previstas para os motoristas que dirigem
embriagados, com o objetivo de reduzir o índice elevado de acidentes de trânsito
causados por esse tipo de infração. Assim, dar-se-á o estudo primeiramente perpassando
pela evolução histórica da legislação de trânsito no Brasil; seguindo por como a
embriaguez vem sendo tratada no Código de Trânsito Brasileiro, seu conceito, e as
alterações legislativas que buscaram incorporar os anseios da sociedade no sentido de
reduzir os acidentes causados por motoristas embriagados, desse modo, analisar-se-á o
novo art. 306 do CTB, estabelecido pelo última reforma promovida pela Lei
12.760/2012, e a embriaguez ao volante e, para finalizar, o reflexo da “Lei Seca” nos
acidentes de trânsito. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Felix Araujo Neto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Lei Seca |
pt_BR |
dc.subject |
Embriaguez no Transito |
pt_BR |
dc.subject |
Código de Trânsito Brasileiro |
pt_BR |
dc.title |
Embriaguez ao volante e o reflexo da “Lei Seca” nos acidentes de trânsito |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |