Resumo:
Este trabalho tem por finalidade demonstrar a importância da mediação do professor no processo de desenvolvimento da linguagem oral com crianças. Para isso, utilizamos como suporte teórico a perspectiva da teoria histórico cultural de Lev Vygotsky, alguns de seus textos e de estudiosos da perspectiva evidenciada, como Rasia (2009), Oliveira (1993), Rego (2014) e Palangana (2001). Considerando o fato de que é na Educação Infantil que a criança precisa de maior suporte para o desenvolvimento da linguagem oral, coletamos dados sobre o tema por meio de entrevista qualitativa realizada com cinco professoras da Educação Infantil. A coleta dos dados ocorreu através de entrevista estruturada, onde teve seus dados analisados em categorias de acordo com o roteiro de questões estruturadas, estas totalizando cerca de nove, as quais indicaram uma sequência conforme a necessidade da pesquisa. Percebeu-se que à medida que as entrevistas foram sendo respondidas, foi observado o apontamento de várias questões que influenciam o processo de aquisição da linguagem, questões que quando expostas provocaram nas entrevistadas uma melhor percepção acerca do tema, possibilitando um olhar diferenciado sobre a prática exercida através da linguagem em discussão.
Descrição:
SILVA, K. F. da. A importância da mediação para o desenvolvimento da linguagem. 2018. 47f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.