dc.contributor.author |
Leão, Wilma Jacyere Silva dos Reis |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-23T10:58:45Z |
|
dc.date.available |
2018-07-23T10:58:45Z |
|
dc.date.issued |
2018-04-23 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17380 |
|
dc.description |
LEÃO, W. J. S. dos R. A ludicidade no processo de alfabetização: desafios e possibilidades. 2018. 51f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho objetivou- se a refletir sobre à ludicidade no processo de ensino - aprendizagem em classes de alfabetização. Através de formulário online, professoras participaram da pesquisa intitulada: o lúdico no processo de alfabetização, contribuindo a partir de suas experiências e vivências. Autores como Ariès (1981), Kramer (1995), Kuhlmann Jr. (2015), Vigotsky (1988;1999) e Moll (2009), enriqueceram as nossas discussões na medida em que as nossas dúvidas surgiam. Buscamos estudar o espaço escolar, a historização da criança e da escola e o lúdico enquanto colaborador para o ensino e a aprendizagem. Para a realização da nossa pesquisa, apoiamos em uma metodologia qualitativa, ao qual nos deu suporte para a realização deste estudo. Os resultados obtidos serviu-nos como aporte para tecermos algumas discussões, enriquecendo o nosso trabalho. Foi possível verificar e discutir sobre as dificuldades e as formas de avaliação apresentadas pelas professoras. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Marta Lúcia de Souza Celino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escola |
pt_BR |
dc.title |
A ludicidade no processo de alfabetização: desafios e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |