Resumo:
O conhecimento científico fundamenta-se em métodos de pesquisa, que se submetem a hipóteses, com características que evidenciam e que está sujeita à verificação. As universidades são tidas como ambiente ideal para a construção do conhecimento científico, ao desenvolver atividades específicas como ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, o estudo buscou verificar quais as principais áreas escolhidas pelos alunos do curso de ciências contábeis da UEPB, para elaboração, produção e defesa, ao término do curso, de seus artigos ou monografias. Para isso utilizou-se de pesquisa descritiva e bibliométrica; quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de um estudo de caso, analisado sob a perspectiva quantitativa. Os resultados apontam que as áreas de estudo predominante são a Contabilidade Geral e a Contabilidade Pública. De um total de 383 produções científicas, apenas 48 são monografias enquanto que 335 são constituídas de artigos. Em relação às características metodológicas estudadas observou-se a predominância nos artigos de pesquisa descritiva, com delineamento bibliográfico, de natureza qualitativa. A professora Eliedna Barbosa do departamento de contabilidade conduziu como orientadora 44 artigos acadêmicos, junto aos discentes. Os resultados desta pesquisa permitiram conhecer a produção acadêmica dos alunos do curso de Contabilidade da UEPB, assim como suas características, enfatizando as áreas de concentração de pesquisa, e os professores que contribuíram para a construção das produções acadêmicas.
Descrição:
SILVA, T. G. da. Produção acadêmica do curso de ciências contábeis da UEPB no período de 2010 a 2016: um estudo bibliométrico. 2018. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]