Resumo:
Para ser letrado o indivíduo precisa apropriar-se das práticas sociais da leitura e da escrita, ou seja, o entendimento do porquê da leitura e escrita. O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições dos estudos do letramento para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, mais especificamente da leitura e da escrita, visando à construção de um sujeito pensante e atuante no contexto social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos teóricos de Bakhtin (2003), Soares (2002), Freire (1996), dentre outros, cujas ideias revelam a importância do letramento para o ensino da língua materna, haja vista a exigência da sociedade de formar sujeitos capazes de pensar e atuar criticamente pela palavra dita e/ou escrita, em diferentes contextos, assegurando-lhes, desse modo, a inserção na sociedade. O estudo indica a necessidade de o professor de língua portuguesa desenvolver práticas que visem à funcionalidade dos estudos da linguagem, mais especificamente práticas com ênfase da leitura e da escrita, materializada a partir do estudo dos gêneros textuais.
Descrição:
MESQUITA, F. F. de. O ensino da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.