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Para ser letrado o indivíduo precisa apropriar-se das práticas sociais da leitura e da escrita, ou seja, o entendimento do porquê da leitura e escrita. O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições dos estudos do letramento para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, mais especificamente da leitura e da escrita, visando à construção de um sujeito pensante e atuante no contexto social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos teóricos de Bakhtin (2003), Soares (2002), Freire (1996), dentre outros, cujas ideias revelam a importância do letramento para o ensino da língua materna, haja vista a exigência da sociedade de formar sujeitos capazes de pensar e atuar criticamente pela palavra dita e/ou escrita, em diferentes contextos, assegurando-lhes, desse modo, a inserção na sociedade. O estudo indica a necessidade de o professor de língua portuguesa desenvolver práticas que visem à funcionalidade dos estudos da linguagem, mais especificamente práticas com ênfase da leitura e da escrita, materializada a partir do estudo dos gêneros textuais. |
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