dc.contributor.author |
Gonçalves, Simone Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-27T11:31:22Z |
|
dc.date.available |
2018-11-27T11:31:22Z |
|
dc.date.issued |
2018-04-23 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17511 |
|
dc.description |
GONÇALVES, S. G. Jean-Jacques Rousseau e a educação nos dias atuais. 2018. 40f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo caminha sobre o surgimento do ato de educar, realizando uma breve
análise ao conceito de educação presente em Rousseau, tendo como ponte sua obra Emílio
ou da educação, para assim chegar a uma aproximação entre o conceito de educação
defendido por Rousseau e a educação atual. O texto analisa ainda o papel da escola na
vida do sujeito, e como ela pode modificar o que é considerado natural no homem
segundo Rousseau. O papel da educação está voltado também para a economia, o que nos
leva a compreender que o modelo educacional atual, faz prevalecer que formar o sujeito
para mão de obra qualificada é mais eficaz para a economia do país. Assim podemos
observar no decorrer do texto que a educação modifica o sujeito, e que a educação natural
defendida por Rousseau, em pleno século XXI não é mais vista, o que prevalece é a
educação onde a economia circule. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo educacional |
pt_BR |
dc.title |
Jean-Jacques Rousseau e a educação nos dias atuais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |