Resumo:
Os parâmetros Educacionais propostos pela ONU-UNESCO, tem como propósito ajudar os países membros, principalmente os em desenvolvimento a implementarem uma educação de qualidade para seus cidadãos. Este trabalho busca investigar como estes parâmetros estão sendo aplicados na educação de base no Brasil e de que maneira isso tem contribuído para o ensino nas escolas brasileiras. A UNESCO agência especializada em educação com mandato oficial designando pela ONU, tem sido uma das principais agências que fazem cooperação com o Brasil para aplicação de atividades que visam à melhoria no ensino público do país. Dessa forma o objetivo do trabalho é investigar como esses padrões advindos de agências internacionais tem contribuído para a implementação de uma educação de qualidade e a formação dos cidadãos brasileiros. Com isso o trabalho utilizará a metodologia qualitativa com análise documental e bibliográfica, para verificar o contexto educacional brasileiro, e de que forma têm sido aplicadas as políticas públicas educacionais a partir dessa cooperação com as agências internacionais. Por fim esse trabalho pretende verificar quais as principais dificuldades na implementação das políticas públicas educacionais no Brasil, e analisar se os programas educacionais seguem uma política voltada para a formação de uma sociedade consciente.
Descrição:
LEAL, M. C. L. Parâmetros de educação de base propostos pela ONU: análise do caso brasileiro. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]