dc.contributor.author |
Lima, Vandilson Bezerra de |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-28T21:34:46Z |
|
dc.date.available |
2018-11-28T21:34:46Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-25 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17519 |
|
dc.description |
LIMA, V. B. Paulo Freire crítico do preconceito no ensino-aprendizagem. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desse trabalho de pesquisa é o de investigar filosoficamente o conceito relacionado ao preconceito vinculado ao ensino-aprendizagem na concepção de Paulo Freire. Para atingir esse objetivo, partimos do conceito de preconceito baseados em pensadores da tradição como Voltaire (1978) e o “Dicionário de filosofia” de Japiassú e Marcondes (2001) como ponto de apoio para compreender o preconceito. Em seguida, fundamentados nas obras: “Medo e ousadia: o cotidiano do professor” de Freire e Shor (2011), enxertos da “Pedagogia do oprimido” (2011) e “A escola e o conhecimento” de Cortella (2008), buscamos compreender as causas do preconceito em sua conexão com a sociedade. Para finalizar, investigamos as consequências do preconceito no ensino-aprendizagem e as formas de superação dessa prática nefasta a partir das experiências de Freire e Shor (2011). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Otacílio Gomes da Silva Neto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject |
Processo ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito na escola |
pt_BR |
dc.title |
Paulo Freire crítico do preconceito no ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |