UEPB - Repositório Digital

Paulo Freire crítico do preconceito no ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Vandilson Bezerra de
dc.date.accessioned 2018-11-28T21:34:46Z
dc.date.available 2018-11-28T21:34:46Z
dc.date.issued 2018-06-25
dc.identifier.issn CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17519
dc.description LIMA, V. B. Paulo Freire crítico do preconceito no ensino-aprendizagem. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desse trabalho de pesquisa é o de investigar filosoficamente o conceito relacionado ao preconceito vinculado ao ensino-aprendizagem na concepção de Paulo Freire. Para atingir esse objetivo, partimos do conceito de preconceito baseados em pensadores da tradição como Voltaire (1978) e o “Dicionário de filosofia” de Japiassú e Marcondes (2001) como ponto de apoio para compreender o preconceito. Em seguida, fundamentados nas obras: “Medo e ousadia: o cotidiano do professor” de Freire e Shor (2011), enxertos da “Pedagogia do oprimido” (2011) e “A escola e o conhecimento” de Cortella (2008), buscamos compreender as causas do preconceito em sua conexão com a sociedade. Para finalizar, investigamos as consequências do preconceito no ensino-aprendizagem e as formas de superação dessa prática nefasta a partir das experiências de Freire e Shor (2011). pt_BR
dc.description.sponsorship Otacílio Gomes da Silva Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Preconceito na escola pt_BR
dc.title Paulo Freire crítico do preconceito no ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta