Resumo:
O objetivo desse trabalho de pesquisa é o de investigar filosoficamente o conceito relacionado ao preconceito vinculado ao ensino-aprendizagem na concepção de Paulo Freire. Para atingir esse objetivo, partimos do conceito de preconceito baseados em pensadores da tradição como Voltaire (1978) e o “Dicionário de filosofia” de Japiassú e Marcondes (2001) como ponto de apoio para compreender o preconceito. Em seguida, fundamentados nas obras: “Medo e ousadia: o cotidiano do professor” de Freire e Shor (2011), enxertos da “Pedagogia do oprimido” (2011) e “A escola e o conhecimento” de Cortella (2008), buscamos compreender as causas do preconceito em sua conexão com a sociedade. Para finalizar, investigamos as consequências do preconceito no ensino-aprendizagem e as formas de superação dessa prática nefasta a partir das experiências de Freire e Shor (2011).
Descrição:
LIMA, V. B. Paulo Freire crítico do preconceito no ensino-aprendizagem. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.