Resumo:
A Escola Estadual Pedro Targino até o ano de 2016 não tratava a dança
como atividade curricular e raramente como atividade extracurricular. Muito tem se
falado sobre os benefícios do ensino de dança na Escola, sobretudo visto que sua
prática possibilita o exercício de determinados elementos como ritmo, consciência
corporal e espacial, respiração, entre outros, que favorecem o desenvolvimento da
expressão artística por meio do movimento corporal e do indivíduo como cidadão
sensível. A dança é conteúdo da Educação Física; está incluída no bloco de
conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, contudo
poucos profissionais se sentem preparados para utilizá-la em suas aulas. É
importante ressaltar que os dados aqui obtidos foram identificados através da
observação direta realizada pela própria acadêmica, durante o período de
acompanhamento e intervenção nas aulas. Através de uma observação direta,
percebi os adolescentes mais envolvidos e participativos. Outros pontos
interessantes serão evidenciados no presente relato, a experiência de trabalhar com
a dança no contexto escolar, culminando com a montagem de uma apresentação.
Palavras-chave: Escola Pública, Educação Física, Dança.
Descrição:
SILVA, J. R. S. da. Dança como prática educativa na aula de educação física: um relato de experiência na EEEMN Pedro Targino da Costa Moreira, Cacimba de Dentro - PB. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.