Resumo:
As histórias em quadrinhos passaram a ser vistas como um meio de comunicação
em alta escala, de modo que seu público alvo, em sua maior parte são as crianças e
os adolescentes. Este aspecto de receptor instiga-nos a considerarmos sobre as
questões que estão relacionadas com o processo de desenvolvimento desse futuro
leitor, e da elaboração textual no ambiente escolar. Na presente pesquisa,
objetivamos realizar a coletar dados e um levantamento sobre a importância da
utilização das histórias em quadrinhos como forma de incentivo a leitura na
educação infantil. Através de nossa investigação subsidiada por pesquisa
bibliográfica e pesquisa de campo com professores de 20 escolas do município de
Mari – PB. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Alencar e Serpa
(1998), Alves (2001), Assis (2003), Chiappini (1997), Leila e Roberto Iannone (1994),
Luyten (1987), Martins (2004), Moya (1994), Silva (2011), Vergueiro (2006), Ramos
(2010), entre outros autores que contribuíram muito no sentido de conduzir as
discursões. Concluímos que grande parte de nossos entrevistados já utilizam as
HQs como um recurso pedagógico o qual os possibilita estarem promovendo e
incentivando a leitura de seus alunos da Educação Infantil (turmas de pré-escolar),
colaborando assim com o processo de alfabetização das crianças.
Descrição:
SILVA, S. C. da. O uso das histórias em quadrinhos como alternativa didática no desenvolvimento da leitura. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.