UEPB - Repositório Digital

O uso das histórias em quadrinhos como alternativa didática no desenvolvimento da leitura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Suely Chaves da
dc.date.accessioned 2018-12-03T17:35:46Z
dc.date.available 2018-12-03T17:35:46Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 468.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17554
dc.description SILVA, S. C. da. O uso das histórias em quadrinhos como alternativa didática no desenvolvimento da leitura. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract As histórias em quadrinhos passaram a ser vistas como um meio de comunicação em alta escala, de modo que seu público alvo, em sua maior parte são as crianças e os adolescentes. Este aspecto de receptor instiga-nos a considerarmos sobre as questões que estão relacionadas com o processo de desenvolvimento desse futuro leitor, e da elaboração textual no ambiente escolar. Na presente pesquisa, objetivamos realizar a coletar dados e um levantamento sobre a importância da utilização das histórias em quadrinhos como forma de incentivo a leitura na educação infantil. Através de nossa investigação subsidiada por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com professores de 20 escolas do município de Mari – PB. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Alencar e Serpa (1998), Alves (2001), Assis (2003), Chiappini (1997), Leila e Roberto Iannone (1994), Luyten (1987), Martins (2004), Moya (1994), Silva (2011), Vergueiro (2006), Ramos (2010), entre outros autores que contribuíram muito no sentido de conduzir as discursões. Concluímos que grande parte de nossos entrevistados já utilizam as HQs como um recurso pedagógico o qual os possibilita estarem promovendo e incentivando a leitura de seus alunos da Educação Infantil (turmas de pré-escolar), colaborando assim com o processo de alfabetização das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Incentivo a leitura pt_BR
dc.subject Histórias em Quadrinhos pt_BR
dc.title O uso das histórias em quadrinhos como alternativa didática no desenvolvimento da leitura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta