Resumo:
O presente artigo consiste em analisar as práticas educativas a partir da perspectiva da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade e da multidisciplinaridade, evidenciando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Diante dessa reflexão propõem-se uma ressignificação destes paradigmas a partir das mudanças educacionais do século XXI e com isso, validar os novos conceitos a partir da prática pedagógica. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo através de leituras, produção de fichamentos, textos, entre outros para refletir sobre a conceituação da inter, multi, transdisciplinaridade recorremos aos pressupostos teóricos de Arruda (2014), Brasil (1998), Cool (2006), Coimbra (2000), Fazenda (1998), (2006) Freire (2010), (2005), Zabala (2002) entre outros, endossando a discussão acerca das contribuições que os paradigmas supracitados ofertam para uma formação docente com inovação pedagógica, tomando como eixos de estudo o diálogo nas atividades escolares. Portanto, os conceitos que são analisados é uma base para que as práticas docentes proporcionem atividades que extrapolem os muros da escola e que as atividades realizadas tenham diálogo com outra disciplina, de modo contextualizado, e que oportunizem aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de trabalho autônomo, colaborativo e o espírito crítico, o que implica na utilização de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam a capacidade da autoaprendizagem.
Descrição:
SOARES, L. P. F. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade: reflexões teóricas sobre a
prática escolar. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]