Resumo:
O presente artigo tem como finalidade apresentar a leitura como algo fundamental
para a construção e desenvolvimento do senso crítico do ser humano. Para tanto,
trazemos como objetivo principal, investigar o envolvimento dos alunos da Educação
de Jovens e Adultos (EJA) com a leitura e identificar quais as representações que
esses alunos vêm construindo acerca do ato de ler, enquanto prática social ao longo
de sua vida. Sendo assim, iremos discorrer, inicialmente, sobre a trajetória da EJA
que marca o encaminhamento dos sujeitos envolvidos nessa modalidade, como
também descrever brevemente o perfil dos alunos que fazem parte desse contexto
educacional. Em seguida, iremos pontuar sobre o conceito de leitura de forma geral
e sua indispensável contribuição para a formação social do indivíduo. Os autores
utilizados para embasamento teórico das nossas discussões foram: Nascimento
(2013), Saldanha (2009), Martins (2007), Antunes (2009), Freire (2001), entre outros.
Por ser uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, iremos apresentar por fim, os
resultados de um questionário destinado aos alunos da EJA de uma escola pública da
cidade de Alagoa Grande/PB, o qual teve como propósito buscar compreender, por
meio dos dados coletados, o envolvimento desses educandos com a leitura fora do
âmbito escolar.
Descrição:
CLETO, M. B. Algumas reflexões sobre o envolvimento dos alunos da EJA com a prática de leitura. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.