Resumo:
A presente pesquisa tem como foco principal discutir sobre as variações linguísticas
e suas abordagens no âmbito das aulas de língua portuguesa. Para tanto, irá discorrer
sobre o conceito desses fenômenos e sua correlação com os preconceitos linguístico
e social, bem como, abordar algumas concepções do certo/errado pregadas nas aulas
de língua portuguesa. Entendendo que é relevante refletir sobre a temática, uma vez
que a sala de aula constitui um espaço de formação do sujeito, iremos trazer uma
proposta de atividade pedagógica pautada na perspectiva da teoria da variação para
assinalar algumas alternativas de como abordar esses fenômenos, fugindo do
parâmetro dicotômico referido acima. Sendo, pois, de natureza qualitativa, nossa
pesquisa terá a contribuição para seu embasamento teórico, as discussões dos
seguintes autores: Alkmim (2007), Antunes (2007), Bagno (2006, 2007, 2008, 2009),
Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Chagas (2015), dos PCN (BRASIL,1997, 1998), entre
outros.
Descrição:
SILVA, E. C. da. A variação linguística em sala de aula: a gíria como uma proposta de atividade pedagógica para o Ensino Fundamental. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.