Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância dos gêneros orais
através de práticas discursivas no contexto das aulas de língua portuguesa do Ensino Médio
em uma escola pública localizada na zona da mata paraibana. Ao observar as orientações dos
PCN para o trabalho com gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa, apreendemos a
inclusão da concepção de língua segundo o caráter sociointeracionista. No entanto, a raridade
na abordagem dos gêneros orais como instrumento de ensino nas aulas de língua materna
revela um problema a ser considerado na prática pedagógica, uma vez que os gêneros orais
possuem características que contribuem para o desenvolvimento sociocomunicativo dos
alunos. Para fundamentar nossa discussão, selecionamos o aporte teórico de autores como:
Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Dolz e Schneuwly (2004), Bezerra (2010), entre outros. A
princípio, estabeleceremos uma breve abordagem reflexiva da teoria desenvolvida acerca dos
gêneros textuais/ discursivos; em segundo lugar trataremos especificamente dos gêneros orais;
em terceiro lugar, realizaremos uma análise do tratamento oferecido aos gêneros orais nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Médio; e, por fim descreveremos e
analisaremos a aplicação em sala de aula de uma sequência didática que visa o trabalho com o
gênero oral formal público entrevista. Diante disso, o presente trabalho apresenta os
resultados de uma pesquisa aplicada inserida no viés qualitativo, acerca dos gêneros orais
como instrumento de aprendizagem no ensino de língua portuguesa a partir de uma sequência
didática com ênfase no gênero oral formal público entrevista. Dessa forma constatou-se a
importância da sistematização do ensino com os gêneros orais, proporcionado pelo
procedimento da sequência didática com o objetivo de instruir os alunos para as situações
comunicativas púbicas, além de apontar a pouca ênfase dada ao trabalho sistemático com os
gêneros orais no contexto das aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
Descrição:
SILVA, L. J. da. Gêneros orais no ensino de língua portuguesa: uma proposta a partir da sequência didática. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.