Resumo:
O presente trabalho aponta para o livro didático e o ensino de Língua Portuguesa na
perspectiva sociolinguística. Para tanto, foram consultados os PCN de Língua Portuguesa
(1998), bem como os escritos de autores como Antunes (2009), Bagno (2006, 2007, e 2013),
Coelho (2010), Gnerre (2003), Cezario e Votre (2011), Monteiro (2000) e Tarallo (1985), os
quais discorrem acerca do ensino de Língua Portuguesa em correspondência com o estudo das
variações linguísticas, de forma a considera-las tão importantes quanto a linguagem
estabelecida na gramática normativa. Nessa direção, o foco deste trabalho consiste em
analisar o ensino das variações linguísticas a partir de três livros de Língua Portuguesa do
6ºano: Português Linguagens de William Cereja e Thereza Cochar; Singular & Plural de
Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart; e Projeto Teláris de Ana Trinconi
Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, suas contribuições e considerações, o que
promove uma reflexão acerca do ensino dessas variações como forma de atenuar o
preconceito linguístico. Desse modo, busca-se ressaltar novas pedagogias e práticas
educativas que permitam ao aluno desmistificar a ideia de que a Língua Portuguesa se resume
apenas à gramática normativa.
Descrição:
CAVALCANTE, M. de F. O livro didático e o ensino das variações linguísticas: uma análise sob a visão sociolinguística. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.