Resumo:
A presente monografia teve como objetivo investigar a representação da mulher negra no
currículo do curso de Pedagogia do CH-UEPB. A necessidade de pesquisa dessa temática é
urgente, uma vez que, vivemos em uma sociedade que inferioriza e invisibiliza as mulheres
negras e nesse sentido, cabe refletir acerca das problemáticas que acometem a vida dessa
população e discutir como um currículo multicultural que insira essa temática pode ser
instrumento de uma mudança na mentalidade social, em que ao o racismo e os estereótipos
negativos contra as mulheres negras estão enraizados. No que tange embasamento teórico, a
pesquisa está fundamentada em Werneck (2010), Gonzalez (1984), Crenshaw (2002), Silva
(2000), Carneiro (2011), dentre outros. Quanto à metodologia, foi utilizada a análise de cunho
qualitativo, por meio de pesquisa documental cuja fonte de análise foi o Projeto Político
Pedagógico do curso de Pedagogia do CH-UEPB. Também foram feitas pesquisas em
materiais bibliográficos e webgráficos. Nesse sentido buscou-se com esse trabalho discutir
acerca da realidade de opressões a qual estão inseridas as mulheres negras e a importância de
um currículo multicultural com o objetivo de contribuir para uma mudança da mentalidade
social que naturaliza a inferiorização dessa população. Sendo assim, esse trabalho buscou
apontar o curso de Pedagogia e o espaço universitário como um cenário de discussão de uma
temática tão importante na busca por uma reflexão acerca da realidade desigual socialmente a
qual estão submetidas às mulheres negras.
Descrição:
SILVA, P. P. da. A representação da mulher negra no currículo do curso de Pedagogia do CH-UEPB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.