Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17673
Título: Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental I
Autor(es): Nascimento, Franciele Cheila da Rocha
Palavras-chave: Ludicidade
Ensino de Geografia
Concepções docentes
Ensino fundamental
Data do documento: 2018
Resumo: Compreendemos a ludicidade como uma ferramenta pedagógica que auxilia o docente na minimização de aulas monótonas e tradicionais. Então ao utilizarmos jogos e brincadeiras nas aulas de Geografia possibilitamos aos alunos compreender os conteúdos que ficaram subjetivos no processo de aprendizagem. Nesta perspectiva buscamos indagar: qual a importância do lúdico nas aulas de Geografia? O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes sobre as contribuições da ludicidade nas aulas de Geografia. O estudo configura-se como sendo uma pesquisa em educação, com ênfase no ensino de Geografia. A abordagem metodológica inicialmente configurou-se bibliográfica, posteriormente exploratória e de campo. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com questões abertas e aplicado com professoras do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Josué Gomes da Silva, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba. Como referencial teórico utilizamos: Piaget (1976), Castellar (2014), Moyles (2002), Rufino (2014), e Luckesi (2000). Constatamos, portanto, que ao trabalharmos com o lúdico na sala de aula o professor possibilita através do jogos e das brincadeiras a compreensão de conteúdos geográficos.
Descrição: NASCIMENTO, F. C. da R. Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do ensino Fundamental I. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17673
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franciele Cheila da Rocha NascimentoPDF - Franciele Cheila da Rocha Nascimento2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.