Resumo:
Foi apresentado neste relato, a importância de uma experiência da prática do basquetebol, por meio de recursos físicos adaptados na escola, para uma turma de ensino fundamental II, durante o Estágio Supervisionado, no curso de Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Estadual da Paraíba durante o programa Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR, no qual a aproximação da teoria e a prática, fomentou significativas contribuições afetivas, cognitivas, motoras e sociais para os alunos, gerando uma reflexão acerca de formas alternativas que podem ser adaptadas nas escolas e comunidade, com a finalidade de ampliar as possibilidades pedagógicas e melhora na qualidade de vida. O que expressa à preocupação relacionada aos benefícios adquiridos através do esporte, seja voltado para os aspectos físicos, culturais, afetivos e sociais. Apesar de o período ter sido curto para a investigação desta pesquisa, percebeu-se que houve mudança de comportamento e quebra de paradigmas com a aplicabilidade do basquetebol adaptado. Assim é necessário que novos estudos sejam realizados por um período mais extenso e com uma amostragem maior, com o intuito de estabelecer resultados mais expressivos.
Descrição:
MONTEIRO, M. F. Relato de experiência da prática de basquetebol com recursos físicos adaptados no Ensino Fundamental . 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018.[Artigo]