Resumo:
O presente trabalho acadêmico no formato de relato de experiência mostra de forma descritiva as experiências vividas, através dos jogos cooperativos em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental composta por 24 alunos em uma Escola Municipal na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro-PB. Através dos jogos cooperativos como prática educativa, no ambiente escolar, possibilita-se a importância de se trabalharem os conteúdos atitudinais, representados pela solidariedade, respeito mútuo e cooperação, compreendendo os mesmos como fatores de socialização e motivação. Através das vivências foi possível observar que realmente os jogos cooperativos no ambiente escolar e em especial nas aulas de Educação Física, promovem a união, o companheirismo, a ajuda mútua e a integração de todos, buscando sempre a valorização de todos. O objetivo deste estudo foi apresentar as vivências e aprendizados adquiridos através do desenvolvimento dessa prática com os jogos cooperativos. Conclui-se que, a experiência foi bastante válida e satisfatória para o aprofundamento dos nossos conhecimentos como também, proporcionou momentos significativos de socialização nas crianças, onde se sentiram parte importante e perceberam que através dos jogos cooperativos todos jogam junto se todos buscam os mesmos propósitos.
Descrição:
PEREIRA, A. C. A contribuição dos jogos cooperativos no desenvolvimento social dos alunos: uma experiência vivida no Ensino Fundamental . 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ]