Resumo:
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RESGATE DE BRINCADEIRAS ANTIGAS ATRAVES DOS JOGOS
POPULARES
RESUMO
As atividades iniciaram com rodas de conversas sobre brincadeiras antigas que os
alunos conheciam ou já brincaram em um segundo momento foi realizada uma
pesquisa com os pais e ou responsáveis sobre os jogos e brincadeiras que eles
brincavam e jogavam quando criança, esta atividade promoveu a socialização e
interação afetiva entre criança e família e em seguida, os alunos realizaram a
socialização da pesquisa, onde todos juntos escolheram as melhores brincadeiras e
jogos para praticarem. Os jogos são sem dúvida, a forma mais natural de despertar na
criança a atenção para uma atividade. A palavra jogo se origina do vocábulo latino
Ludus, que significa diversão, brincadeira. foram desenvolvidas várias atividades,
apresentação de vídeo sobre jogos e brincadeiras antigas, roda de conversas sobre os
jogos atuais e os antigos, entrevista com pais e ou responsáveis sobre como eram as
brincadeiras quando eles eram crianças, apresentação das entrevistas, Pesquisa de
materiais, confecção dos brinquedos ( peteca, pé de lata; bola de meia; resgate
de cantigas de roda, brincadeiras: estátua, amarelinha, pular corda, esconde-esconde,
passa anel) escolha através de eleição dos 10 melhores jogos ou brincadeiras,
vivência das brincadeiras. Diante de tudo que foi exposto nesta pesquisa, entendi que
os jogos populares, junto com as brincadeiras antigas são um ótimo conteúdo a ser
abordado nas aulas de Educação Física Escolar, não só para explorar e aproveitar
todos os aspectos positivos que a aplicação de tais jogos nos oferece, mas também
contribuir com esse processo de transmissão que nos últimos tempos parece estar um
tanto comprometido. Outra importância dos jogos populares diz respeito à cultura
regional de um grupo, o que caracterizam uma cultura local.
Descrição:
LIMA, M. J. Resgate de brincadeiras antigas através dos jogos populares. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ]