Resumo:
Este artigo traz uma discussão sobre o ensino de história local no fundamental II, a relação entre o ensino médio e o Enem e como esse exame, que foi criado para atuar como um meio de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, foi se tornando importante entre as instituições, o que levou as escolas e os professores a focarem em suas aulas os conteúdos que serão cobrados no exame.Seu objetivo foi o de investigar, a partir de narrativas de alunos graduandos do Curso de História, como a ausência de história local no ensino médio,com a adesão ao ENEM, tem provocado mudanças no ensino de História.Para fundamentar a pesquisa, dialogamos com autores, como Pesavento (2003), com o discurso sobre história cultural, Chartier (1990), que apresenta o conceito de representação, e Carneiro (2012), que analisa a forma como os assuntos do Enem tornaram-se o foco das aulas, pois tanto os professores quantos os alunos visam à aprovação para o ingresso nas universidades.Esta pesquisa se justifica porque poderá contribuir com as aulas de História no ensino médio,voltado para os anos finais da educação básica, quando os alunos são preparados para a prova do Enem. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo explorativo-interpretativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos graduandos do Curso de História da cidade de Campina Grande-PB.
Descrição:
FILIPE, Géssica de Souza. A representação do ensino de História local no ensino médio: das propostas do PCENEM à abordagem do Enem sob os olhares dos graduandos. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.