UEPB - Repositório Digital

A representação do ensino de História local no ensino médio: das propostas do PCENEM à abordagem do Enem sob os olhares dos graduandos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Filipe, Géssica de Souza
dc.date.accessioned 2018-12-17T16:56:10Z
dc.date.available 2018-12-17T16:56:10Z
dc.date.issued 2017-12-13
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17733
dc.description FILIPE, Géssica de Souza. A representação do ensino de História local no ensino médio: das propostas do PCENEM à abordagem do Enem sob os olhares dos graduandos. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo traz uma discussão sobre o ensino de história local no fundamental II, a relação entre o ensino médio e o Enem e como esse exame, que foi criado para atuar como um meio de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, foi se tornando importante entre as instituições, o que levou as escolas e os professores a focarem em suas aulas os conteúdos que serão cobrados no exame.Seu objetivo foi o de investigar, a partir de narrativas de alunos graduandos do Curso de História, como a ausência de história local no ensino médio,com a adesão ao ENEM, tem provocado mudanças no ensino de História.Para fundamentar a pesquisa, dialogamos com autores, como Pesavento (2003), com o discurso sobre história cultural, Chartier (1990), que apresenta o conceito de representação, e Carneiro (2012), que analisa a forma como os assuntos do Enem tornaram-se o foco das aulas, pois tanto os professores quantos os alunos visam à aprovação para o ingresso nas universidades.Esta pesquisa se justifica porque poderá contribuir com as aulas de História no ensino médio,voltado para os anos finais da educação básica, quando os alunos são preparados para a prova do Enem. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo explorativo-interpretativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos graduandos do Curso de História da cidade de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Drª. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject História local pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title A representação do ensino de História local no ensino médio: das propostas do PCENEM à abordagem do Enem sob os olhares dos graduandos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta