UEPB - Repositório Digital

Relato de dificuldades em aprender Química de estudantes do IFPB Campus Picuí

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Danúbio Leonardo Bernardino de
dc.date.accessioned 2018-12-17T17:02:01Z
dc.date.available 2018-12-17T17:02:01Z
dc.date.issued 2018-06-26
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17742
dc.description OLIVEIRA, D. L. B. de. Relato de dificuldades em aprender Química de estudantes do IFPB Campus Picuí. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo aborda as dificuldades apresentadas por 65 discentes participantes da pesquisa do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico dos cursos de Edificações, Geologia e Informática do município de Picuí, estado da Paraíba. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades no processo de aprendizagem em Química dos discentes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPB Campus Picuí. O desenvolvimento deste trabalho foi conduzido a partir de um estudo de caso, tendo como natureza a pesquisa qualitativa, a fim de descrever o perfil dos estudantes, e como técnica para a coleta de dados o uso de questionário semiaberto, contendo quatorze perguntas, divididas em dois eixos principais: dados socioculturais e em relação ao Ensino de Química. A pesquisa realizada sistematizou dificuldades na aprendizagem de alunos na disciplina de química. Observa-se que os pesquisados culpabilizam o docente e a metodologia utilizada. Porém, a falta de interesse é recorrente nas respostas e preocupam quanto ao desestímulo dos jovens frente ao ensino de Química. A tentativa de dirimir os obstáculos é recorrente, visto que são trabalhados estratégias e recursos didáticos, como uso de laboratório, realização de exercícios. Na literatura são reportados diversos trabalhos mostrando propostas possíveis para atrair a atenção bem como trabalhar os conteúdos de maneira não conteudista, sugerindo uma abordagem que transforme o tema do conteúdo em contexto principal, descaracterizando o cunho exemplificativo dos elementos do cotidiano dos envolvidos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Obstáculos na aprendizagem pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Relato de dificuldades em aprender Química de estudantes do IFPB Campus Picuí pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta