dc.contributor.author |
Souza Filho, José Geraldo Moura de |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-17T17:39:16Z |
|
dc.date.available |
2018-12-17T17:39:16Z |
|
dc.date.issued |
2018-11-23 |
|
dc.identifier.other |
CDD 107 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17784 |
|
dc.description |
SOUZA FILHO, José Geraldo Moura de. Filosofia como mecanismo de combate ao bullying. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo analisa como o ensino da disciplina filosofia tem sido utilizado nas turmas do Ensino Fundamental II de uma escola particular inserida no Estado de Pernambuco, para intervir contra o bullying dentro da sala de aula. O bullying que é uma prática de desrespeito e agressão, devendo ser discutida e combatida para que assim seja propiciado ao educando um convívio social pacífico e um ambiente educativo proveitoso. O tema bullying tem gerado grande polêmica assim como também é foco de estudo de muitos profissionais por referir-se a atitudes hostis e agressivas que ocorrem nas relações interpessoais. A filosofia é caracterizada como uma reflexão crítica e sempre associada à formação de uma cidadania plena e participativa. Sendo assim, ela pode ser um instrumento eficaz para despertar a reflexão sobre preconceitos e combater as consequentes atitudes desrespeitosas decorrentes deles. A pesquisa pretende contribuir com seus resultados para que educadores e educandos ampliem suas reflexões acerca da temática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. José Nilton Conserva de Arruda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.title |
Filosofia como mecanismo de combate ao bullying |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |