Resumo:
Este artigo analisa como o ensino da disciplina filosofia tem sido utilizado nas turmas do Ensino Fundamental II de uma escola particular inserida no Estado de Pernambuco, para intervir contra o bullying dentro da sala de aula. O bullying que é uma prática de desrespeito e agressão, devendo ser discutida e combatida para que assim seja propiciado ao educando um convívio social pacífico e um ambiente educativo proveitoso. O tema bullying tem gerado grande polêmica assim como também é foco de estudo de muitos profissionais por referir-se a atitudes hostis e agressivas que ocorrem nas relações interpessoais. A filosofia é caracterizada como uma reflexão crítica e sempre associada à formação de uma cidadania plena e participativa. Sendo assim, ela pode ser um instrumento eficaz para despertar a reflexão sobre preconceitos e combater as consequentes atitudes desrespeitosas decorrentes deles. A pesquisa pretende contribuir com seus resultados para que educadores e educandos ampliem suas reflexões acerca da temática.
Descrição:
SOUZA FILHO, José Geraldo Moura de. Filosofia como mecanismo de combate ao bullying. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.