Resumo:
A tecnologia está constantemente presente no nosso cotidiano, dispondo de vários recursos para o trabalho, o estudo e o lazer; neste último, a tecnologia apresenta o cinema como uma forma de entretenimento, em especial, os filmes de ficção científica, que são capazes de despertar a curiosidade, o interesse e a criatividade de qualquer pessoa para as diversas áreas da Ciência; neste contexto, esse recurso multimídia pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio didático no ensino de Física. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo: apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino de Física, a ficção científica e a relação que pode existir entre essas duas áreas; e também, a apresentação de uma proposta didática na forma de uma atividade com um questionário avaliativo, onde, são trabalhados conceitos de Física do ensino médio ao relaciona-los aos filmes de ficção científica selecionados para a atividade, e desta forma, analisar o uso desse método nas aulas de física; por fim, identificar se os filmes desse gênero podem estimular o interesse dos alunos pelo estudo de Física.
Descrição:
AVELINO, L. M. S. A utilização de filmes de ficção científica: Uma proposta didática para o ensino e aprendizagem de Física. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.