UEPB - Repositório Digital

Educação Física Escolar e Língua Portuguesa uma experiência interdisciplinar: No Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Lindaura Macário de
dc.date.accessioned 2018-12-18T14:08:59Z
dc.date.available 2018-12-18T14:08:59Z
dc.date.issued 2018-06-28
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17841
dc.description OLIVEIRA, L. M. de. Educação Física Escolar e Língua Portuguesa uma experiência interdisciplinar: No Ensino Fundamental. 2018. 79f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo desenvolver e analisar ações pedagógicas que potencializassem uma aprendizagem significativa através da articulação dos componentes curriculares: Educação Física e Língua Portuguesa com ênfase nas várias formas de linguagem. A referida pesquisa foi realizada com alunos dos 5º anos de uma Escola Pública localizada no município de Caruaru – Pernambuco. A abordagem metodológica utilizada na Pesquisa-Ação foi qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário inicial, aplicado antes da intervenção e outro após, também foram utilizados a observação participante com uso de diário de campo e registros reflexivos. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Para tanto, eles foram organizados em categorias elencadas com base nos termos utilizados pelos respondentes. Observou-se que as percepções de alguns respondentes antes da intervenção quanto aos conceitos do que é Educação Física, aprendizagem e a relação entre os componentes Educação Física e Língua Portuguesa foram depreciativas. Durante a intervenção, as atividades propostas foram realizadas com êxito, de modo que foi possível identificar a mudança nas percepções dos respondentes após a intervenção. Eles foram unânimes em afirmar que as aulas de Educação Física ajudaram a aprender Português e, quanto os assuntos que aprenderam nas aulas de Educação Física, eles não só fizeram referência a Português, mas também a matemática e pluralidade cultural. Dentre os assuntos de Português aprendidos, eles evidenciaram os diferentes tipos de linguagens. Conclui-se que a Pesquisa- Ação contribuiu para que os participantes formassem novos conceitos e valores acerca da articulação dos conteúdos de Educação Física e Língua Portuguesa, visto que eles tinham uma percepção depreciativa desse componente, conforme dados constatados no questionário inicial. Durante e após a intervenção evidenciou-se uma mudança significativa no tocante a real importância da vivência das práticas corporais proposta nesta pesquisa, bem como a sua relação com os diferentes tipos de linguagem presente nas aulas de Educação Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.title Educação Física Escolar e Língua Portuguesa uma experiência interdisciplinar: No Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta