Resumo:
O presente artigo científico é resultado da experiência de estágio supervisionado realizado no Serviço Integrado de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – SINTA – da cidade de Campina Grande-PB. A nossa intervenção neste espaço teve como principal objetivo desenvolver um trabalho educativo junto aos profissionais das instituições acolhedoras de adolescentes que cumprem ou já cumpriram a Medida Socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade, despertando o interesse e a participação destes profissionais no processo de ressocialização de tais adolescentes. A metodologia desenvolvida abordou um processo formativo que correspondeu à realização de duas palestras: Trajetória histórica da política de atendimento infanto-juvenil no Brasil; ECA, Medidas Socioeducativas e SINTA; e uma oficina: Dificuldades e ações estratégicas para o processo de ressocialização dos adolescentes que cumprem a Medida de Prestação de Serviço à Comunidade. Com o desenvolvimento da intervenção pudemos observar dois aspectos: o primeiro deles é que são muitos os fatores que dificultam a eficácia da Medida de Prestação de Serviço à Comunidade, a exemplo do preconceito e do não conhecimento das legislações pela sociedade e pelos profissionais das instituições acolhedoras. O segundo é que a execução do citado Projeto despertou no público alvo a necessidade da participação e a interação com os socioeducandos a fim de contribuir no processo de ressocialização dos mesmos.
Descrição:
BORBA, M. de F. A. Relato do projeto de intervenção junto às instituições que acolhem os socioeducandos do SINTA para a medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012