Resumo:
Este trabalho tem como objetivo mostrar novas metodologias para a preleção de conteúdos matemáticos, em particular, as operações fundamentais de multiplicação e divisão com números decimais por meio do jogo de batalha decimal. A metodologia de aprendizado lúdico aqui desenvolvida pode promover de maneira fácil e dinâmica a interação, o diálogo e o enfrentamento de diferentes formas de pensar nesse campo da matemática. Para isso, foi necessário estudar os números decimais a sua historia até as operações, utilizando como fonte pedagógica um jogo aplicado à uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Finalmente, um questionário foi aplicado para lidar com o conteúdo. O ensino de matemática de forma lúdica, fora dos chamados padrões, foi desenvolvido para melhorar a aprendizagem e assimilação do conteúdo pelos alunos, bem como aumentar a sua criatividade, interesse e compreensão do processo que leva ao resultado final.
Descrição:
MEDEIROS, T. A. S. Batalha dos Decimais: Jogo como recurso de ensino na multiplicação e na divisão. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.